Você já ouviu falar sobre o Track Day? Segundo o empresário e entusiasta do automobilismo, Joni Ricardo Fernandes Duarte, o Track Day é um evento que ocorre em autódromos, kartódromos ou pistas fechadas para os entusiastas utilizarem seus carros e motos para correr em pistas de competição. Assim, trata-se de uma oportunidade para os motoristas pilotarem seus carros ou motos no limite do desempenho, porém, com segurança e dentro da lei.
Atualmente, esse tipo de evento colabora para o crescimento da cultura automobilística, na criação e formação de novos pilotos para as competições profissionais ou amadoras. Além disso, são essenciais no papel de conscientização para os participantes, como público em geral que aprecia esse tipo de modalidade, evidenciando que existem locais apropriados e seguros para correr em alta velocidade.
Como participar de um Track Day?
O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que, se você quer participar de um Track Day, é preciso, primeiramente, saber qual pista e cidade terá o evento e se está de acordo com o que espera. Em basicamente todas as modalidades desse evento é possível correr com qualquer tipo de automóvel, sem exceção de caminhonetes e variados.
Entretanto, praticamente em todos os Track Day que existem ao redor do mundo, um piloto pode correr apenas se participar do briefing, isto é, uma reunião em que todos os pilotos são convocados para receber instruções e demais informações sobre o evento a ser realizado. Por isso, para competir, é essencial utilizar alguns itens de segurança obrigatórios e outros que dependem exclusivamente da organização do evento.
Ainda assim, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte reforça que existem alguns itens que são necessários em praticamente todas as corridas de Track Day, como o cinto de segurança; capacete; luvas; bancos presos e em boas condições; farol e sinalizações; além de evitar itens soltos no interior do veículo para evitar possíveis acidentes durante a performance. Já no caso das motos, é preciso se atentar aos seguintes itens: apoio lateral, que não pode ser utilizado; carenagens; capacete; macacão; botas e luvas.
Os Track Days são excelentes oportunidades para os motoristas testarem ao máximo o potencial de seus veículos, seja ele carro ou moto. E é justamente por conta disso que o desgaste dos componentes é mais elevado quando comparado ao uso diário. Nesse sentido, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte finaliza recomendando que algumas manutenções sejam feitas antes e depois do evento, como a verificação dos fluidos, óleo do motor e transmissão, freios, suspensão, arrefecimento, alinhamento e pneus.