A gestão do escritório de advocacia é, no parecer do advogado e idealizador do Método Carvalho, Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, uma parte indispensável ao funcionamento da organização, pois agrupa as atividades fundamentais para a execução do trabalho, como: planejamento do negócio, controle financeiro, relacionamento com o cliente e delegação e acompanhamento de tarefas.
Com todas essas funções, ser o responsável por gerir um escritório de advocacia pode ser um desafio, não é mesmo? Afinal, isso demanda muito tempo, dedicação e organização e, à medida que seu negócio cresce, fica mais complicado gerir tudo sozinho e “manualmente”. Por isso, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros reuniu algumas dicas essenciais para realizar uma boa gestão do escritório de advocacia, confira:
- Automatize as atividades jurídicas repetitivas
As tarefas repetitivas fazem parte da rotina de todos os advogados, mas e se você pudesse reduzir essa carga das suas mãos e, ainda assim, realizasse essa tarefa? Buscar atualizações nos sites dos tribunais, verificar o andamento de processos, fazer relatórios, entre outras atividades essenciais ao bom funcionamento podem deixar de ser manuais e serem realizadas por um software jurídico que, além de cumprir com as demandas diárias, torna seu serviço muito mais produtivo.
- Desenvolva mais controle sobre o que acontece no escritório
Na visão do professor e empresário Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, a falta de controle das atividades realizadas pelos demais profissionais resultam em mais tarefas acumuladas para você, mas também em uma maior dificuldade de delegar e cumprir também com as suas atividades. Então, é preciso compreender que a produtividade existe somente quando há domínio das atividades no escritório, por isso, é fundamental profissionalizar a gestão de tarefas e o trabalho em equipe.
- Tenha uma boa gestão financeira
Ainda na perspectiva do Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, uma boa gestão financeira é a base para um escritório de advocacia bem sucedido. Afinal, se você não sabe qual o custo fixo do seu negócio, não consegue imaginar o próprio lucro. Por isso, a melhor solução é também contar com um software jurídico para alinhar a gestão financeira, clientes, informações e casos. Eles ajudam a manter a rotina do fluxo de caixa em dia.
- Defina um padrão de qualidade
Manter uma padronização do atendimento e qualidade de seus serviços independe do número de advogados que trabalham com você, mas, de fato, esse alinhamento se torna mais complexo conforme ocorre um crescimento da empresa. Por isso, a solução é estabelecer padrões de excelência e comunicá-los a equipe, fazendo com que todos atuem em sintonia, cresçam profissionalmente, mas também colaborem para o crescimento dos negócios.
- Aperfeiçoe o relacionamento com o cliente
Por fim, uma rotina desorganizada pode afastar e encerrar seu contato com muitos clientes, uma vez que a mescla entre gestão e execução das tarefas do Direito é puxada e, se o advogado não investe em um relacionamento saudável, perde seu vínculo humano, prejudicando os negócios. Assim, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros indica que a melhor maneira de ganhar um diferencial competitivo é investimento em uma relação adequada com os clientes, elaborando estratégias que impactem positivamente nessa ação.