Você conhece o Direito Criminal? Sabe quais são as atividades envolvidas nessa área? O advogado Francisco de Assis e Silva JBS comenta que esse é um campo que possui grande importância para a sociedade. Isso porque, será ele que irá lidar com todas as questões criminais de um país. Dessa forma, para entender mais sobre essa esfera, continue a leitura deste artigo!
Sobre o Direito Criminal
Nunca ouviu falar sobre o Direito Criminal? Saiba que essa é uma área jurídica responsável por lidar com todos assuntos relacionados a crimes e infrações. Desse modo, ao se tornar um advogado criminal, uma pessoa será responsável por tratar dessas questões, representando seus clientes — que podem ser tanto os criminosos quanto as vítimas — em diferentes casos.
Nesse sentido, em situações em que o cliente representado é a vítima, caberá ao advogado criminal apresentar provas que comprovem o crime cometido. Por outro lado, no caso em que a pessoa é acusada, será do encargo desse especialista, reforçar a sua inocência através de recursos e outros meios legais. Para o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, a função desse profissional é de grande relevância.
Importância do Direito Criminal
Se você tem dúvidas sobre a importância do Direito Criminal, saiba que os advogados que atuam nessa área são fundamentais para a sociedade. Isso porque, serão eles que irão garantir que os indivíduos tenham seus direitos garantidos durante um processo penal. Além disso, essa esfera permite que as atividades penais sejam éticas e justas, conforme as legislações vigentes.
Diferença entre o Direito Criminal e Penal
Uma questão muito comum entre o público é com relação às diferenças entre o Direito Criminal e Penal. Nesse contexto, saiba que ambas áreas tratam de questões relacionadas aos crimes e penas aplicadas. Sendo assim, pode-se dizer que esses termos são semelhantes. O advogado Francisco de Assis e Silva JBS entende que é importante esclarecer esse tema.
Caminhos para se tornar um advogado criminal
Se interessou pela área criminal? Então, saiba que para se tornar um advogado desse campo é necessário, primeiro, realizar o curso de Direito e logo após, passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Através dessa formação é possível atuar nesta esfera, todavia, para as pessoas que desejam ter um conhecimento maior é interessante buscar por outras atividades que ampliem os seus repertórios.
Por fim, vale ressaltar que existem grandes benefícios em se tornar um advogado criminalista, como por exemplo, a demanda que essa área possui. Ademais, saiba que é possível atuar em diferentes causas, seja de forma autônoma ou em escritórios de advocacia. Para o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, esse é um campo que pode trazer grandes pontos positivos.