Você sabia que diversas tecnologias operam no ramo do agronegócio? Isso mesmo! Conforme explica o empresário, Giovani Dadalt Crespani, muitas inovações surgiram nesse meio, a fim de facilitar os processos e atividades. Dessa forma, se deseja conhecer alguns desses exemplos e sua importância, continue a leitura deste artigo até o final!
Conhecendo o agronegócio
Inicialmente, é interessante explicitar sobre o que é o agronegócio. Caso você não o conheça, saiba que esse termo se refere a todas as atividades ligadas às áreas pecuaristas e agrícolas. Desse modo, tanto o cultivo quanto a comercialização dos produtos, farão parte das ações que esse setor envolve.
Importância da tecnologia no agronegócio
Mas qual a importância da tecnologia para o agronegócio? Uma vez que esse é um dos campos mais relevantes da economia brasileira, que movimentam o mercado de trabalho e as operações comerciais, é fundamental buscar por metodologias que facilitem os seus processos. Além disso, para o ilustre Giovani Dadalt Crespani, essas inovações também servem para solucionar os problemas e dificuldades presentes na área.
Ademais, as tecnologias serão de grande ajuda para aumentar a produtividade, otimizar os serviços, melhorar a gestão, trazer um maior controle e reduzir os custos. Outrossim, atualmente, diversas técnicas vêm sendo implementadas com o objetivo de tornar os procedimentos mais sustentáveis, reduzindo os impactos ao meio ambiente.
Exemplos de tecnologias no agronegócio
Agora que você entendeu mais sobre o assunto, chegou o momento de se reiterar sobre as principais tecnologias do agronegócio. Começando por um dos principais, temos os drones, utilizados para verificar as áreas de cultivo. O renomado, Giovani Dadalt Crespani, comenta que esses equipamentos são de grande importância, já que oferecem imagens e relatórios aos administradores. Além desse exemplo, pode-se citar também:
- Máquinas autônomas
Outro tipo de tecnologia muito comum são as máquinas autônomas. Esse tipo de equipamento é projetado necessitando de pouca ou nenhuma ajuda para funcionar. Dessa forma, os gestores e responsáveis podem economizar com a contratação de mão de obra especializada. Interessante, não?
- Biotecnologia
Por fim, um dos muitos exemplos de inovação do agronegócio é a biotecnologia, que envolve diversas técnicas e procedimentos a partir de organismos vivos para modificar produtos. Aqui, as sementes entram como ponto principal, sendo alteradas a fim de se adaptarem melhor ao ambiente e resistirem às pragas. O entusiasta do ramo, Giovani Dadalt Crespani, fundador do Grupo CPN, explica que essas tecnologias são fundamentais para preservar o cultivo.