Se você deseja doar sangue, não deixe de realizar essa ação tão importante. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que muitos fatores, principalmente a pandemia, contribuíram para a diminuição da doação de sangue. Por isso, é importante entender qual a necessidade de realizar a doação, então entenda tudo nesse artigo e como você pode se tornar um voluntário.
Doação de sangue
Você sabia que a doação de sangue, hoje, no mundo inteiro, é uma das ações mais importantes de voluntariado na área da saúde? Wemerson Paneguini comenta que existem diversas pessoas portadoras de doenças que afetam o sangue, como a leucemia, a anemia e linfomas, que, muitas vezes, podem comprometer a saúde daquela pessoa. E não podemos esquecer das pessoas que também sofreram acidentes e precisam de transfusões.
Para isso, surgiu a doação de sangue, isto é, o voluntariado de pessoas que doam alguns ml do seu sangue para quem precisa receber. A filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini, explica que a doação é feita de acordo com a necessidade do tipo sanguíneo e quem pode doar são indivíduos que não possuem qualquer doença sanguínea ou viral, ou seja, o sangue precisa estar limpo e livre de qualquer corpo estranho.
Já para receber o sangue, o beneficiado não precisa de nenhum preparo, como radioterapia e quimioterapia. O único “porém” é que o sangue do doador precisa ser compatível em cem por cento com o sangue do beneficiado. Caso o sangue errado seja transfusionado, é provável que o vasos sanguíneos sofram dilatação, causando elevação na pressão arterial e podendo até afetar o funcionamento de vários órgãos.
A diminuição no número de doadores
A última vez que o número de doadores de sangue diminuiu significativamente, foi na época do surto do vírus HIV, ou como melhor conhecemos, AIDs. Segundo Ana Lúcia Lopes Paneguini, a doação de sangue diminuiu porque a contaminação por esse vírus era bem maior pelo contato sanguíneo, então muitas pessoas que passaram a ser portadoras da doença e que doavam sangue, não poderiam mais realizar essa ação.
Hoje, com a pandemia do vírus SARS-CoV-19, hospitais passaram a focar nos pacientes com o vírus mais evidente do momento, o que causou a queda de 15 a 20% das doações de sangue e o não abastecimento de quase 110 hemocentros em todo o Brasil. Mesmo assim, isso não significa que o número de pessoas que precisam de doação tenha diminuído junto com o número de doadores.
Doe!
Agora que você sabe que ainda existem muitas pessoas que precisam de transfusões de sangue e afins, não hesite em ser um doador! Retirando cerca de 450ml de sangue, você pode salvar a vida de quatro pessoas. Por isso, não deixe de divulgar essa causa tão importante para que mais pessoas sejam conscientizadas e se disponibilizem para também serem doadores.